Pipocas, automação e pessoas
Será que o consumidor brasileiro irá se adaptar facilmente à automatização? Num dia desses, discutindo com alguns amigos, um fato me veio à memória. No final dos anos 90, meu pai havia investido em algumas dessas máquinas automáticas de se fazer pipoca, dessas que aparentemente começaram...
AmazonGo, acesso e paçoquinhas
Na semana passada, uma matéria da Business Insider noticiou que a Amazon Go, o modelo que hoje é um dos principais benchmarks para as operações autônomas de varejo e tem um audacioso projeto de mais de 3 mil lojas até 2021, estaria sendo forçada a...
Todos querem uma “AmazonGo” para chamar de sua
Nos últimos dias, tem causado enorme curiosidade e boas reverberações no mercado, a inauguração da primeira loja 100% autônoma em São Paulo, operada pela capixaba Zaitt. E, embora seja a primeira da cidade, essa já é a segunda unidade da marca. A primeira, ainda em...
O “Call-to-Action” das lojas físicas
CTA: Call to action. Termo em inglês que significa “chamar para a ação”. É muito utilizado principalmente nas mídias digitais, como as postagens nas redes sociais, como forma de engajar consumidores, ou pelo menos, estimulá-los a participarem da conversa, com comentários e opiniões. São frases como:...
Para que servem os dados?
Dados. É incrível ver as oportunidades e possibilidades criadas pela Revolução Digital. A quantidade de informação que hoje geramos sobre nossas preferências, hábitos e anseios é gigantesca, e tem aumentado em escala geométrica, dobrando seu tamanho de maneira cada vez mais rápida. É o tal...
O marketplace como conhecemos vai morrer?
Em nossos eventos Retail Trends, que levam o conteúdo do NRF Retail’s Big Show 2019 para outras capitais, um dos temas que estou abordando no palco é a questão do Blockchain, do qual falei recentemente em outro artigo. É certo dizer, por exemplo, que o Blockchain...
O blockchain no varejo: a nova revolução está chegando
Uma das perguntas mais intrigantes dos últimos tempos em termos de tecnologia para o varejo está sobre o papel do blockchain e qual será seu impacto nos negócios. O blockchain é algo vantajoso para o varejo? Durante a 108ª edição do NRF Retail’s Big Show, em...
Entre o físico e digital existe uma terceira via de vendas para sua marca
Em meio a um dilema para as marcas do varejo, entre a venda digital e a venda online, um dos canais que tem oferecido novas possibilidades, ou uma terceira via ao negócio, são os clubes de assinaturas. Já pensou nisso para a sua empresa? Não que...
O caminho da disrupção
Disruptivo. Uma palavra que provavelmente você deve ter ouvido muito nos últimos dois anos, principalmente se estiver em alguma área ligada à inovação ou tecnologia. Eu particularmente não gosto do termo. Sempre achei que paira um tom de anarquia na questão da disrupção que me incomoda....
Como a indústria pode (e deve) vender utilizando seus canais de distribuição
Um dos pontos mais importantes que a revolução trouxe para o mercado de varejo e consumo é a redefinição dos papéis de seus agentes. Sem dúvida nenhuma, nesse contexto, a indústria foi um dos mercados que mais se transformou ao longo dos últimos anos, buscando...
- 1
- 2